Fale com a gente

31

                          999140985     

991793863    

995374448   

  • facebook-simbolo_318-37686
  • instagram_icon_black
  • logotipo-blogger-em-um-quadrado-arredondado_318-40748

A BREVE ESTAÇÃO, escola de cursos livres, surge do encontro de dois grupos artísticos de Belo Horizonte, a Breve Cia e a Estação Criativa, e atualmente é sediada no espaço Brejo das Sapas, na Rua Alagoas 1468 – Funcionários, em Belo Horizonte.

 

A BREVE ESTAÇÃO é uma escola de teatro que pretende compartilhar, ensinar e crescer com as singularidades e diversidades, criando elos e experiências. Um espaço onde o individual político é enaltecido no coletivo e na diversidade. Vozes se multiplicando e histórias sendo escrevividas por meio do teatro.

Nossos Cursos
Com início em 07 de Setembro

O valor para cada curso é de R$ 80,00 por mês.

Se liga na novidade pra lá de maravilhosaaaaaaa! Não Tem Taxa de matrícula nesse semestre!

ESTAÇÃO 1 - TEATRO - MÓDULO VERÃO: (Sensibilização)

No primeiro módulo, o sol aparece e é hora de vibrar as novidades. O curso para iniciantes pulsa no calor do Verão e tem como público alvo quem tem interesse de começar a desbravar o mundo do teatro.

 

Ementa: A Estação Verão sensibiliza os participantes para o reconhecimento do próprio corpo e das possibilidades de movimentos corporais-vocais em relação com o outro e com o espaço, por meio de jogos. Identificando e desenvolvendo as habilidades corporais, vocais, intelectuais e criativas por meio de jogos cênicos, tradicionais (cultura popular) que despertam a Corporeidade, a Imaginação, a Percepção e a Observação.

 

Objetivos:

  • Despertar possibilidades de movimentação corporal e vocal;

  • Investigar as expressividades corporais;

  • Incentivar a experimentação teatral;

  • Promover jogos de desinibição, interação, escuta e percepção de si, do outro(a) e do espaço.

 

Carga Horária:

3 meses. 12 aulas

36 horas + 1 vivência de 6 horas = 42 horas

 

Número de vagas: 20

 

Dia e hora: sábados de 9h às 12h

 

Professora referência: Anair Patrícia

 

Professoras de Apoio: Amora Tito e Renata Paz

 

 

ESTAÇÃO 2 - TEATRO - MÓDULO INVERNO: (Imersão)

Nesta Estação alcançamos o conforto do Inverno. Um chá quentinho para um desenvolvimento contínuo em frente a fogueira para quem já vivenciou  o ritual do teatro e segue aprendendo no nível intermediário.

 

Ementa: A Estação Inverno propõe imersão e investigação cênica por meio de improvisação e criação de partituras cênicas individuais e coletivas. Momento de investigar estados corporais e vocais, ações físicas e desenvolver dramaturgias para a composição de cenas e personagens.

 

Objetivos:

- Imergir na pesquisa teatral por meio da prática cênica;

- Impulsionar o potencial rítmico, vocal e corporal;

- Fomentar a criação e construção de estruturas de cena  por meio de jogos de improvisação;

- Desenvolver dramaturgias próprias a partir de escrevivências.

 

Carga Horária:

3 meses. 12 aulas

36 horas + 1 vivência de 6 horas = 42 horas

 

Número de vagas: 20

 

Dia e hora: sábados de 14h às 17h

 

Professoras referência: Amora Tito e Renata Paz

 

Professora de Apoio: Anair Patrícia

ESTAÇÃO 3 - TEATRO- MÓDULO OUTONO: (Experimentação)
EM BREVE

ESTAÇÃO 4 - TEATRO- MÓDULO PRIMAVERA: (Montagem)
EM BREVE!

LOCAL

Onde acontecem os cursos?

Brejo das Sapas

Local: Rua Alagoas, 1468, Funcionários, Belo Horizonte, MG.

NOSSA EQUIPE
Adriano Borges 

Ator e diretor formado pelo curso de Teatro Universitário da UFMG – TU, e Graduado em Gestão Ambiental, pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Iniciou a sua trajetória artística em 1994, e atualmente se dedica a arte mobilização voltando-se as questões do relacionamento humano, o ser no seu meio e com o outro. Busca estimular através da arte a crítica, a participação, a formação do senso de direitos, de deveres e a avaliação de paradigmas, consequentemente sua diversidade e sua inclusão. Diretor Artístico da ONG Estação Criativa e da Breve Cia.

Amora Tito

Atriz, dramaturga e professora de teatro formada pelo CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica - Palácio das Artes) em 2014 e atualmente cursa licenciatura em teatro na Escola de Belas Artes (UFMG). Pesquisadora da dramaturgia contemporânea, é integrante e co-fundadora da Breve Cia (BH) e compõe as equipes pedagógicas da Breve Estação, do Projeto Palavra Viva e da Fundação Vincintin.

Anair Patrícia

Atriz e Professora de Teatro. Formada pelo curso técnico de formação do ator do Teatro Universitário da UFMG (2010) e Licenciada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG (2017).  Pesquisadora nas áreas de Teatro Negro,  Educação Étnico-racial e Pedagogias do Teatro. Atualmente compõe as equipes pedagógicas da Breve Estação e do serviço substitutivo da 
Saúde mental Centro de Convivência Providência. E atua como atriz na Breve Cia e na Espaço Preto.

Fabrício Belmiro

Formado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola Guignard. Atuou como arte educador em diversas escolas, públicas e particulares, no ensino fundamental, médio e técnico, e em projetos sociais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Músico de formação popular criou trilhas para grupos de teatro de Belo Horizonte e suas composições musicais figuram nos repertórios de bandas e músicos de Belo Horizonte. Além disso, na área teatral atua como ator, cenógrafo e figurinista. Membro fundador e diretor administrativo do Grupo Estação Criativa que há 11 anos leva a todo Brasil espetáculos teatrais voltados para a qualidade de vida e para os valores humanos.

Renata Paz

Renata Paz é atriz e arte-educadora de Teatro. Formada pelo curso CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica- Palácio das Artes) em 2014, e Licencianda em Teatro na UFMG (2016). Pesquisadora na área Arte-educação, Teatro como ferramenta de emancipação política e sociocultural. Co-fundadora da Breve Cia (BH) e integrante do Corpo Docente da Breve Estação..